O terremoto de 8,9 graus na escala Richter e os tsunamis que atingiram o Japão foram uma coisa TENSA @___@
Aqui vai um relato de quem estava por lá:
"O atacante brasileiro Marquinhos, 31 anos, recém-contratado pelo Vegalta Sendai e maior artilheiro da história do Kashima Antlers, passou momentos tensos na cidade de Sendai, epicentro do terremoto que devastou o Japão na última semana. No momento do tremor, ele estava em um restaurante, acompanhado de outro jogador, Max Carrasco, e chegou a considerar que sua vida estava em perigo.
"Estou no Japão desde 2001 e nunca havia passado por nada parecido. A sensação era de que a terra iria rachar. Corremos para o estacionamento, demos as mãos às outras pessoas que estavam no local e nos jogamos no chão. Vi prédios ruindo, carros acabados. Pareceu uma eternidade até que os tremores diminuíssem. Foi horrível. Achei realmente que fosse morrer. Graças a Deus conseguimos escapar", disse o jogador.
Após o desastre, o brasileiro contou que, em Sendai, há dificuldades para conseguir alimentos e água, e que muitos lugares estão sem energia e sem condições de comunicação. Por isso, os dirigentes do Vegalta orientaram o atleta a sair do país enquanto a situação não se normaliza.
"O centro de treinamentos do Vegalta Sendai não existe mais. Os vestiários e o ginásio ficaram acabados. Não dá para ficar na cidade. Todos estão desesperados. Não conseguia me comunicar com meus familiares. Fomos orientados a deixar a cidade e conseguimos chegar a Narita depois de seis horas. Só então consegui falar com minha família com mais calma. Estou embarcando para o Brasil nesta terça-feira. Vou seguir os treinamentos lá e esperar uma orientação dos dirigentes do clube para saber quando será possível voltar", concluiu Marquinhos, que irá para Bataguassu, sua cidade natal, no Mato Grosso do Sul." - Site da UOL
Tenso não?
"Um forte terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter atingiu em cheio o litoral nordeste do Japão, o tremor foi seguido por mais de 50 réplicas, algumas delas de magnitude superior a 6,0. Os tremores atingiram até mesmo a capital (Tóquio) localizada a 373 quilômetros de distância do epicentro. O governo japonês já assinalou que se trata do maior terremoto ocorrido no país em toda sua história. Mesmo para um país acostumado com terremotos, o desta sexta foi de proporções catastróficas devido ao tsunami que atingiu a terra, várias cidades litorâneas foram atingidas e os prejuízos são incalculáveis no momento.
Meu comentário sobre isso:
Foi feio mesmo. Pelo tamanho do impacto, por mais que o país esteja preparado para receber terremotos e poupar vidas (ainda bem!) toda a infra-estrutura da parte noroeste do Japão deve estar prejudicada. Indústrias, rodovias, portos e aeroportos fechados e danificados vão trazer impactos econômicos não só para o Japão mas também para os demais países. Felizmente o Japão tem uma taxa de poupança interna muito alta o que permite ao paíse emitir dívida internamente, esse é um ponto positivo a ser considerado. Mas de qualquer forma eu queria dar PARABÉNS ao Japão, porque ele, por mais que ocorra desastres naturais, eles conseguem se reerguer de uma forma impressionante; Lá boa parte do país sofreu bastante, aqui no BRASIL, um tempo atrás a REGIÃO SERRANA teve alguns problemas e nenhum político soube o que fazer. Aqui no Brasil acontece esses desastres dessa magnitude (ó coitado!) e todo mundo corre pra lá e prá cá e não resolve nada, se desesperam mais do que pensam em uma solução. Lá no Japão, o mundo acaba e eles mantém a calma e a serenidade com idéias BRILHANTES para resolver a situação. Parabéns Japão. Parabéns ao japonês. ele sim, sabe como manter o 'controle da situação'.
#PrayForJapan
Beijos,
Valeu ;))